Notícias

Senador Cidinho discute renovação do Selo Social do Biodiesel

Foto: Ohanna Patiele

O senador Cidinho Santos (PR/MT) se reuniu na tarde desta quarta-feira, 31, com o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), Jefferson Coriteac, para discutir a renovação do Selo Social após a aprovação no aumento da porcentagem de mistura de biodiesel aos combustíveis fósseis aprovadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Na última segunda-feira, o conselho determinou o aumento escalonado de 1% a cada ano na mistura, até chegar ao B15 em 2023. Atualmente, o índice de mistura é de 10%. A estimativa é que o Brasil praticamente dobre a produção de biodiesel nesse período, atingindo os 10 bilhões de litros anuais, se consolidando como um dos maiores produtores do mundo.

Para Cidinho, o Selo Social do Biodiesel, criado para incentivar que as usinas comprem matéria-prima da agricultura familiar, deve ser fortalecido e renovado a partir da criação de um fundo para o financiamento de pequenos produtores familiares. Os recursos seriam geridos por entidades representativas da agricultura familiar e indústrias do setor.

“A partir do Renovabio, a cadeia de biodiesel entra em uma nova fase, com previsibilidade e chances reais de crescimento. O aumento na mistura vai possibilitar que a indústria tenha para quem vender e o Selo Social garante que os agricultores familiares sejam incluídos na cadeia produtiva. Todos ganham”, afirmou o senador.

 

Fonte: Ohanna Patiele / Assessoria de Imprensa

Siga o senador!

Fale com o Cidinho

Endereços

Senado Federal
Anexo I 19º Andar - salas 1 e 8
CEP 78165-900 - Brasília/DF
Fones: (61) 3303-6167 / 6168
cidinho.santos@senador.leg.br
Av. Dr. Hélio Ribeiro, nº 487
Ed. Concorde - 6º andar
sala 606 - Bairro Eldorado
CEP 78049-080 - Cuiabá/MT
Fones: (65) 3054-0381 / 3054-0382
cidinho.santos@senador.leg.br