Notícias

CMA aprova relatório de Cidinho Santos sobre a rotulagem de transgênicos

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta terça-feira, 17, o relatório do senador Cidinho Santos (PR/MT) favorável ao Projeto de Lei da Câmara 34/2015, estabelecendo uma nova rotulagem para alimentos que contêm ingredientes transgênicos, extinguindo a obrigatoriedade do símbolo “T” dentro de um triângulo amarelo.

“É quase impossível separar os grãos convencionais daqueles que são transgênicos no armazenamento, no transporte, na industrialização. Uma margem de mistura é aceitável e estamos sendo conservadores nesse percentual. Em países como o Japão, por exemplo, a rotulagem só é obrigatória em produtos com mais de 5% de mistura”, argumentou Cidinho.

A proposta define que nos alimentos com presença superior a 1% de sua composição final deverão conter as expressões “(nome do produto) transgênico” ou “contém (nome do ingrediente) transgênico”. O PLC também estabelece que os alimentos que não contenham organismos geneticamente modificados poderão rotular como “livre de transgênicos”, desde que comprovada a total ausência por análise específica.

“O direito do consumidor de ter a informação sobre o que está consumindo está preservado, talvez até de maneira mais facilitada do que com o símbolo antigo”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Ohanna Patiele / Assessoria de Imprensa

Siga o senador!

Fale com o Cidinho

Endereços

Senado Federal
Anexo I 19º Andar - salas 1 e 8
CEP 78165-900 - Brasília/DF
Fones: (61) 3303-6167 / 6168
cidinho.santos@senador.leg.br
Av. Dr. Hélio Ribeiro, nº 487
Ed. Concorde - 6º andar
sala 606 - Bairro Eldorado
CEP 78049-080 - Cuiabá/MT
Fones: (65) 3054-0381 / 3054-0382
cidinho.santos@senador.leg.br